Metrô DF: 5ª greve em 7 anos. Luta por direitos ou Extorsão?

Metrô DF passa pela 5ª greve em 7 anos. Com super salários que chegam a R$ 20 mil reais por mês, a remuneração média dos funcionários do metrô – DF é 4 vezes maior que a renda média do brasiliense. Além disso o prejuízo anual da empresa ultrapassa R$ 230 milhões. O prejuízo diário é de R$ 4,29 por usuário.

Nesta reportagem especial, entenda os motivos da atual greve, o histórico das últimas paralizações, as distorções entre remuneração e escolaridade, a comparação com outros estados e a expectativa com o futuro do Metrô DF.

Greve em andamento


Funcionários da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal paralisam serviço reivindicando aumento de remuneração e benefícios. Desde segunda-feira (19), uma nova greve dos metroviários persiste na capital do País.

O sindicado da categoria, SindMetrô/DF acatou decisão judicial do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de elevar funcionamento da frota para 80% nos horários de maior circulação de pessoas. Porém, o sindicato continua limitando o serviço em até 60% nos outros horários.

Passageiros embarcam no metrô, na estação Ceilândia Centro
Passageiros embarcam no metrô, na estação Ceilândia Centro. Fonte: TV Globo/Reprodução

O protesto dos funcionários do Metrô é contra o corte do auxílio-alimentação, de R$ 1,2 mil. Além disso, os servidores citam “descumprimentos judiciais, como os descontos ilegais da greve de 2019 que, até hoje, não foram devolvidos”.

Vale ressaltar que os “descontos ilegais” citados pelo SindMetrô/DF foram autorizados pela justiça durante paralisação da categoria em julho de 2019. Com duração de mais de 70 dias e prejuízo estimado pela empresa em R$ 8,8 milhões, o GDF foi autorizado pela justiça a descontar os dias de paralisação da remuneração dos servidores.

Luta por direitos ou Extorsão?

Funcionários do Metrô DF ganham cerca de quatro vezes mais que a média da população do Distrito Federal. Veja abaixo o histórico de paralisações desde 2015:

Metrô DF: Remuneração e Escolaridade

Um levantamento realizado pelo portal Cidade Toda sobre os dados de remuneração (2015 a 2020) e escolaridade (2017) dos funcionários do Metrô DF, demonstrou que pelo 7 em cada 10 colaboradores recebem em média R$ 8,5 mil por mês, entre salários e benefícios.

Os agentes de estação, pilotos, agentes de segurança operacional e profissionais de suporte representam a maior parte da categoria. Apesar da remuneração média desses profissionais ser quase três vezes maior que a renda média do brasiliense, 4 entre cada 10 possuem apenas o ensino médio completo.

Comparação com outros estados


Nós comparamos a remuneração inicial dos principais cargos do Metrô DF com o Metrô de São Paulo durante o mês de fevereiro/2021. Enquanto em São Paulo, 4 entre cada 10 funcionários recebem mais de R$ 6 mil por mês, no DF são 7 entre cada 10.

Comparação da média salarial dos funcionários do Metrô DF e SP
Comparação da média salarial dos funcionários do Metrô DF e SP. Fonte: Portais de Transparência do GDF e do Governo de São Paulo

Metrô DF

Salário > R$ 6 mil por mês
10 % dos colaboradores
1.225 colaboradores para 150 mil usuários/dia
0 usuários/colab./dia
32 trens / 148 carros (38 colab./veiculos e 8 colab./carros)
0 colab./trem
Renda média por capita da população: R$ 2.475 (495 passagens por mês)
R$ 0 (passagem única)

Prejuízo diário

Déficit diário por usuário do sistema. Arrecadação (2019): R$ 167 milhões. Despesas (2019): R$ 399 milhões. Déficit anual: - R$ 232 milhões (- R$ 4,29 / usuário todos os dias)
- R$ 0 usuário/dia

Metrô SP

Salário > R$ 6 mil por mês
10 % dos colaboradores
7.166 colaboradores para 4 milhões usuários/dia
0 usuários/colab./dia
232 trens / 1.419 carros (31 colab./veiculos e 5 colab./carros)
0 colab./trem
Renda média per capita da população: R$ 3.443 (782 passagens por mês)
R$ 0 (passagem única)

Prejuízo diário

Déficit diário por usuário do sistema. Arrecadação (2019): R$ 2,02 bilhões. Despesas (2019): R$ 3,4 bilhões. Déficit anual: - R$ 1,38 bilhões (- R$ 0,95 / usuário todos os dias)
- R$ 0 usuário/dia

O futuro do Metrô no DF

Em dezembro de 2020, o secretário de Mobilidade, Valter Casimiro, concedeu entrevista à Agência Brasília e fez um balanço de como está o processo de concessão do sistema metroviário. Segundo ele, o subsídio atual do governo para manter os serviços chega a R$ 300 milhões por ano. O que pode ser reduzido a R$ 170 milhões anuais.

Valter Casimiro afirma que o governo vai poupar R$ 130 mi por ano com serviços melhores, ao passar a operação metroviária para a iniciativa privada.
Valter Casimiro afirma que o governo vai poupar R$ 130 mi por ano com serviços melhores, ao passar a operação metroviária para a iniciativa privada. Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

“Além disso, nossa expectativa é que o número de trens seja dobrado, indo pra 40, carros modernos e com ar condicionado. Vamos aumentar a capacidade, diminuir o tempo entre um trem e outro e teremos um sistema de segurança mais eficiente”

Leia a entrevista completa em Agência Brasília

Posição do SindMetrô/DF

Realizamos hoje (26) uma entrevista com Meiry Rodrigues, Diretora de Comunicação e Mobilização do SindMetrô/DF. Fizemos cinco perguntas sobre a greve e também sobre o histórico de paralisações, remuneração dos trabalhadores e concessão do Metrô DF à iniciativa privada:

"Importante salientar: a empresa até hoje não cumpriu a decisão da última greve. O processo está até na justiça por isso. Sobre a postura do GDF com relação ao Metrô na pandemia, os funcionários não estão inseridos na prioridade da vacina da covid-19. A passagem hoje está em 5,50. Inclusive aumentar o preço da passagem já é sinal de privatização."

Nota técnica: todos os números apontados nessa matéria foram obtido através da lei de acesso à informação e de dados públicos já disponíveis nos sites governamentais.

Leia também

Últimas notícias de &

plugins premium WordPress